Equipe LABinCC
Estamos caminhando em nossa missão de apontar caminhos concretos para a promoção de mais inclusão na comunicação e na ciência, conforme meta da criação do LABinCC em junho de 2023, no Labjor/Unicamp. Em 2023, mostramos como a ciência aberta pode impulsionar a abertura do conhecimento para além da academia e iniciamos investigações específicas — com o fomento da diversidade de gênero, de raça e de nacionalidade na produção e na comunicação científica.
Ao longo deste ano, nossas pesquisadoras realizaram inúmeras atividades para avançar debates e formar uma rede de pesquisadores focados nessas temáticas. No total, foram 8 produções científicas: três artigos científicos, quatro apresentações de congresso e uma entrevista (confira lista ao final do texto). As pesquisas no LABinCC também estão sendo realizadas no âmbito do projeto VOICES: The Value of Openness, Inclusion, Communication and Engagement in Science, financiado pela Fapesp no Brasil.
“Neste ano, o VOICES ganhou novos membros, participou de eventos relevantes de ciência aberta e divulgação científica e iniciou a publicação de artigos. Nossa contribuição é para pensarmos dois campos que normalmente são distintos – divulgação da ciência e a ciência aberta – com uma potente interseção em prol da democratização do conhecimento científico”, ressalta a Dra. Germana Barata, coordenadora do LABinCC.
“Também conseguimos dialogar com a comunidade de ciência aberta sobre a importância de uma concepção mais ampliada de abertura e um avanço mais concreto em direção à inclusão”, completa Monique Oliveira, pós-doutoranda do LABinCC.
Ainda, o laboratório e o VOICES têm sido espaços importantes de treinamento e de oportunidade para pesquisadores promissores.
“Acompanhar a criação do LABinCC foi um privilégio para uma pesquisadora em treinamento como eu. A experiência de conduzir uma revisão sistemática de literatura identificando pré-prints como uma potencial fonte de desinformação científicas também está sendo fundamental para minha formação científica”, diz Mariana Hafiz, mestra em Divulgação Científica e Cultural e integrante do LABinCC.
Nossas investigações
No LABinCC, os estudos abordam desde modelos teóricos para analisar a ciência aberta até o uso que jornalistas fazem de dados publicados em repositórios abertos (os chamados dados abertos) para suas coberturas, bem como os discursos sobre ciência aberta que circularam durante a pandemia.
Outro olhar do grupo é sobre a função de press releases e das agências de notícias na comunicação de ciência e como eles podem contribuir para mais abertura na ciência. As investigações também analisam como a imprensa usa a ciência publicada em regime de acesso aberto (artigos científicos publicados sem nenhum custo para a leitura).
Um desses estudos demonstrou, por exemplo, que jornalistas cobrindo ciência, apesar de estarem em uma posição de mediação entre o conhecimento científico publicado abertamente e o público não-cientista, utilizam critérios “tradicionais” de seleção e avaliação de qualidade desse conhecimento. Isto é, esses profissionais exógenos à academia e com potencial de selecionar artigos e resultados científicos diferentes daqueles priorizados por especialistas, acabam partindo dos mesmos pressupostos da comunidade científica sobre o que é ciência de qualidade e relevante.
A maioria das publicações do LABinCC em 2023, como o artigo mencionado acima, foram feitas em colaboração com parceiros do LAB no projeto de pesquisa VOICES, o qual as pesquisadoras do LABinCC integram desde 2022. O projeto é internacional, e financiado pela Fapesp no Brasil. Isso significa que os artigos tiveram co-autoria de pelo menos um colaborador do Canadá, Inglaterra ou da Alemanha e que estão publicados em inglês.
Dois deles, no entanto, estão publicados em português em revistas de relevância no Brasil e na América Latina. Eles giram em torno do impacto da pandemia de Covid-19 para o movimento da ciência aberta: ela trouxe tanto oportunidades para maior inclusão e acesso à ciência quanto de somar-se à divulgação científica para atingir públicos mais diversos e empoderados para compreender a produção de conhecimento científico.
Uma dessas publicações é uma entrevista com o Prof. Carlos Vogt em que atualizamos o seu conceito de cultura científica, desenvolvido em 2003, após a pandemia de Covid-19 e os desdobramentos recentes nas políticas de ciência aberta ao redor do mundo. De maneira geral, entende-se que a cultura científica passa por momentos em que a sua disruptura e a necessidade de dialogar com públicos de fora da produção científica ficam latentes: a desinformação científica e os questionamentos à credibilidade e autoridade de universidades, por exemplo, são sintomas disso.
Além disso, um artigo científico publicado na Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (RDBCI) explorou como a própria comunidade científica avalia a importância de, dada a maior abertura do conhecimento científico após a pandemia de Covid-19, de ampliar também os debates em torno de diversidade e inclusão na ciência. “Neste ano também coletamos dados que apontam que a comunidade está dialogando com essa necessidade, com 70% das discursos sobre ciência aberta no Brasil fazendo aceno para que dados e estudos científicos, de fato, cheguem ao público geral”, destaca Monique Oliveira, pesquisadora de pós-doutorado no LABinCC e VOICES.
Eventos e congressos
A equipe também participou de eventos nacionais e internacionais no decorrer do ano, em que puderam discutir os debates propostos com colegas da comunidade acadêmica. Ao todo, foram 6 conferências no Rio Grande do Norte, São Paulo, Chile, Holanda, Alemanha e Estados Unidos em que as pesquisadoras Monique Oliveira e Germana Barata apresentaram dados de pesquisas em andamento no LABinCC e no VOICES.
Elas estiveram presentes em algumas das principais e mais prestigiadas conferências mundiais nos temas de pesquisa do projeto, como as Reuniões Anuais da 4S (Society for Social Study of Science) e da rede de Public Communication of Science and Technology. Ambos os eventos contam com a presença dos principais pesquisadores internacionais de comunicação da ciência, estudos sociais da ciência e tecnologia e da cientometria.
Em junho, o LABinCC também recebeu a vista do Dr. Juan Pablo Alperín, da Simon Fraser University (Canadá) ao Labjor, conforme contamos em nota anterior neste site. Alperín é o coordenador do VOICES e esteve na Unicamp durante 3 dias para acompanhar as atividades desenvolvidas pela equipe brasileira.
Próximos passos
Por fim, encerramos o ano com algumas atividades previstas para 2024. De início, está em desenvolvimento a escrita de um artigo científico sobre a relação de pré-prints com propagação de desinformação científica, a ser submetido para publicação. Outro artigo versará sobre como as agências de notícias podem contribuir para mais inclusão de ciência e acesso do público em geral ao conhecimento científico.
Outro investimento do grupo é a coleta de dados de agências de notícias de ciência, que está em andamento.
Além disso, a equipe também apresentará um trabalho sobre dados de agências de notícias sobre ciência no Simpósio Regional da rede de Public Communication of Science and Technology (PCST), no México, em abril. Também estamos organizando um GT sobre cultura científica na América Latina na XV Jornada Latino-Americana de Estudos Sociais de Ciencia e Tecnologia.
Os estudos avançam questões importantes e ainda pouco abordadas na literatura sobre os temas, mas com importante potencial para a promoção de mais diversidade e aproximação da ciência com a sociedade.
“Estamos investigando como atores específicos têm força para contribuir com mais abertura e inclusão na ciência. Para isso, estamos explorando o potencial das agências de notícia de ciência com dados que serão apresentados no próximo ano”, conclui Oliveira.
Agradecemos aos parceiros pelos avanços em 2023 e nos vemos em breve!
Confira nossas produções no ano de 2023:
1. Barata, G. F., Hafiz, M., & Oliveira, M. (2023). As relações entre ciência e cultura: Vinte anos da espiral da cultura científica. MATRIZes, 17(2), 121–132. doi: 10.11606/issn.1982-8160.v17i2p121-132
2. Barata, G., & Oliveira, M. (2023, September 21). Divulgação científica e Acesso Aberto: Uma relação necessária para o acesso público ao conhecimento. Presented at the 14a Conferência Lusófona de Ciência Aberta, Natal. Natal. Retrieved from https://zenodo.org/records/8399445
3. Barata, G., Oliveira, M., Almeida, C. C., Alperin, J. P., & Costas, R. (2023). Comunicado de imprensa como indicador de atenção social da ciência. Presented at the Latmetricas 2023, Temuco (Chile). Temuco (Chile). Retrieved from https://latmetricas.files.wordpress.com/2023/11/programa_detallado_latmetricas-esocite_v2.pdf
4. Fleerackers, A., Barata, G., & Oliveira, M. (2023). Bridging open science and science communication: A theoretical perspective. Presented at the PCST Conference – Creating Common Ground, Rotterdam. Rotterdam: PCST. Retrieved from https://pcst2023.nl/wp-content/uploads/2023/04/PCST2023_BookofAbstracts_complete_April.pdf
5. Fleerackers, A., Chtena, N., Oliveira, M., Dorsch, I., Pinfield, S., & Alperin, J. P. (2023). Open data journalism: A narrative synthesis of how, when, and why data journalists use open data sources [Preprint]. SocArXiv. doi: 10.31235/osf.io/wh8jx
6. Fleerackers, A., Chtena, N., Pinfield, S., Alperin, J. P., Barata, G., Oliveira, M., & Peters, I. (2023). Making science public: A review of journalists’ use of Open Science research. F1000Research, 12, 512. doi: 10.12688/f1000research.133710.1
7. Oliveira, M. B. D., Barata, G. F., Hafiz, M., Marshall, M. B., & Pinfield, S. (2023). Pandemia trouxe oportunidades para mais inclusão na ciência: Uma análise temática de documentos sobre práticas de ciência aberta. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 21, e023015. doi: 10.20396/rdbci.v21i00.8673918
8. Oliveira, M., Barata, G., Chtena, N., Fleerackers, A., & Peters, I. (2023). If a scientific culture driven by open science had a model, what would it look like? Presented at the 4S Annual Meeting, Honolulu (Hawaii). Retrieved from https://www.4sonline.org/docs/3._13MakingandDoing_Errata_20231105.pdf