Chamada de trabalhos para GT sobre cultura científica no ESOCITE 2024

19 de janeiro de 2024

O LABinCC está organizando o “GT 20 – Tensões e conciliações na cultura científica Latino-Americana” no Esocite LA, que será realizado em Campinas este ano entre os dias 23 e 26 de julho. 

O evento ESOCITE, sigla para Estudios Sociales de la Ciencia y Tecnología, já está na sua décima quinta edição na América Latina e trata das implicações sociais da ciência e tecnologia na contemporaneidade.

As submissões de trabalhos poderão ser realizadas entre os dias 15 de janeiro até 1 de março de 2024. Para a submissão no GT, é necessário selecionar “linha temática 4 >> GT 20”.

Tema do GT, a cultura científica pode indicar tanto o campo interno da ciência, quanto a relação de cientistas com não-especialistas.

O objetivo da mesa é investigar quais especificidades que a América Latina apresenta nessas relações, considerando principalmente os anos marcados pela pandemia.

Trabalhos na área de Science and Technology Studies, comunicação, ciência aberta e ciência cidadã, e demais abordagens serão bem-vindos.

Confira, abaixo, mais detalhes sobre a chamada.

GT 20 – TENSÕES E CONCILIAÇÕES NA CULTURA CIENTÍFICA LATINO-AMERICANA

A proposta convida trabalhos que reflitam sobre as transformações e conflitos sociotécnicos na cultura científica nos últimos anos na América Latina, especialmente impulsionados pela pandemia de Covid-19. Falar de “cultura científica” é designar um campo amplo de práticas que, do ponto de vista dos atores participantes, podem refletir tanto os procedimentos internos do campo científico, quanto a relação da ciência com grupos de não-especialistas. No contexto latinoamericano, “as culturas científicas” têm sido especialmente pressionadas pela digitalização, mediatização, e por demandas de práticas mais inclusivas. Ao mesmo tempo, a região também precisa lidar com fragilidades históricas de suas democracias, instituições de ciência e da relação ciência-sociedade.

Reivindica-se mais diversidade e representatividade de agentes e temas na ciência — e uma relação em que o público se empodere a partir de debates que envolvem ciência e sociedade, além de integrar a construção do conhecimento científico. Na outra ponta, cientistas lutam por maior relevância nas dinâmicas da ciência nacional e global, e demandas de participação social convivem com debates sobre letramento científico, polarização política, a descrença nas instituições científicas e ondas de desinformação.

Contribuições da área de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Comunicação Pública da Ciência (CPC), associadas a princípios de inclusão e práticas de ciência aberta atuantes na região há mais de duas décadas, têm pensado essas tensões e potencializado a apropriação social da ciência, a democratização do conhecimento e a necessidade de inserção de demandas sociais no fazer científico.

Assim, o convite é para trabalhos que reflitam nesses campos sobre os conflitos e possibilidades de conciliação que permeiam a cultura científica no contexto latino-americano e proponham meios de fomentá-la. Quais são os principais acontecimentos que têm pressionado a cultura científica na região? Como a pandemia de Covid-19 integra esse cenário? De que modo os conflitos observados podem ser conciliados (ou não)? Qual o papel da educação e da divulgação científica nessa infraestrutura? Como as frágeis democracias locais contribuem para particularidades e inclinações específicas na cultura científica?

Qual a relevância e importância de práticas de ciência aberta nesse debate? Que outras concepções de ciência e novas práticas podem ser pensadas a partir dessas tensões? Espera-se por propostas que dialoguem com as investigações acima e optem por uma exposição dialogada, com questões disparadoras que incitem um diálogo coletivo e reflexivo.