Monique Oliveira, pós-doutoranda do LABinCC/VOICES, apresentará trabalho sobre controvérsias científicas no Brasil em conferência na Universidade de Bonn, na Alemanha, em junho de 2023. A conferência “Nowhere(to)land? What Science Studies Contribute to Science Communication” é organizada pelo Rhine Ruhr Center for Science Communication Research.
Na apresentação, Monique versará sobre a regulamentação do canabidiol no Brasil, a epidemia de Zika Vírus, e a pandemia de Covid-19. O intuito é mostrar os aprendizados e os desafios desses processos controversos, que envolveram atuação de diversos atores em períodos de incerteza — entre eles, jornalistas.
Como campo teórico, a apresentação tratará da colaboração e intersecção possível entre os Science and Technology Studies (STS) e os Science Communication Studies (SCS). A conferência tem o objetivo de aproximar as duas áreas.
Segundo a pós-doutoranda, os acadêmicos da STS têm buscado regularmente abrir a “caixa preta” do laboratório e o mundo interno da pesquisa, com uma visão mais crítica.
Já os acadêmicos da comunicação de ciência, grosso modo, costumam ter uma visão mais otimista do conhecimento científico – com a preocupação de garantir a comunicação de resultados e a boa percepção da ciência diante do público.
Contudo, os desafios hoje são multifacetados e requer uma aproximação de ambas as percepções.
“Há o enfrentamento de problemas interdisciplinares, como mudanças climáticas na era do antropoceno e grandes epidemias, que requerem tanto um olhar mais atento para a “caixa preta” da ciência, quanto uma boa comunicação com a sociedade em um cenário informacional por muitas vezes distópico”, informa a pesquisadora.